Residência Permanente
Há muitas maneiras de se imigrar para o Canadá. O caminho a ser seguido vai depender do perfil de cada candidato, que deverá se enquadrar dentro da lista de requerimentos dos programas do governo canadense. Os fatores mais importantes para este processo são: idade, habilidade no Inglês e Francês, educação e experiência professional dentro e fora do Canadá.
O processo mais comum é chamado de Express Entry. Nele você deverá cumprir com os requerimentos federais para ser incluído na lista de seleção. Você irá receber uma pontuação de acordo com seu perfil e deverá aguardar até que a sua pontuação entre no ranking do sorteio (nós podemos te ajudar a melhorar a sua pontuação!). Este programa inclui, dentre outros, os programas “Federal Skilled Worker”, “Federal Skilled Trades” e “Canadian Experience Class”. Há também os processos provinciais, na qual você poderá usar a soma dos dois programas para fazer a sua aplicação.
- Caregiver (cuidadores) – diferentes programas abriram e fecharam nos últimos anos. Neste momento, o que está aberto é o “Home Child Care Provider Pilot or the Home Support Worker Pilot”.
Para ambos programas, você irá precisar de uma oferta de trabalho de uma família Canadense, mas não é necessário ter experiência prévia no Canada. A aplicação pode ser feita enquanto você está no seu país de origem ou no Canadá.
A grande vantagem destes programas é que você poderá aplicar para a Residência Permanente ao mesmo tempo que aplica para o seu visto de trabalho
- IEC (International Experience Canadá) – visto de trabalho de um ano, que deve ser feito em conexão com as Organizações Reconhecidas (ROs), já que o Governo Brasileiro não possui acordo com o Canadá para este tipo de programa – Programa a ser reaberto em 2020.
- Working Holiday Visa – sem oferta de trabalho
- Young Professionals – com oferta de trabalho
- International Co-op Intership – para estudantes com oferta de trabalho para estágio
- Sponsorship
- Casais e filhos: você deve ser Canadense ou Residente Permanente para poder patrocinar a vinda do seu parceiro ou filho para o Canadá. Seu parceiro poderá obter um visto de trabalho enquanto o processo é realizado, desde que cumpra com os requerimentos necessários.
- Pais e Avós: você deve ser Canadense ou Residente Permanente para poder patrocinar a vinda dos seus pais ou avós para o Canadá. O processo é feito em duas etapas: a 1ª, é necessário conseguir se cadastrar no sistema quando o mesmo é aberto. Conseguindo se cadastrar, os documentos são submetidos e o processo analisado. A inscrição deste ano foi finalizada em Fevereiro, e um novo grupo deverá ser aberto em 2020.
- Investor: O programa federal para investidores está permanentemente fechado. Para aplicar como investidor, você terá que cumprir com os requisites de algum dos processos provinciais.
- Quebec: o Quebec é a única província que tem seu processo de Imigração totalmente separado do resto do país. Você deverá preencher uma Expressão de Interesse e caso suas qualificações sejam aquelas que a província esteja buscando, você receberá um convite para aplicar para a Residência Permanente.
- Self-employed
- Experiência em atividades culturais e/ou esportes: pelo menos dois anos de experiência em tempo integral em atividades reconhecidas internacionalmente, na área cultural ou atlética. Profissões relacionadas nesta área incluem Produtores de filme, ilustradores, coreógrafos, treinadores e atletas.
- Provincial: cada uma das 10 províncias canadenses tem seu próprio conjunto de programas de imigração, com requerimentos que variam de acordo com a necessidade de cada localidade. As aplicações, na maioria das vezes, podem ser feitas via papel – com maior tempo de processamento, ou online – com menor tempo de processamento. Para as aplicações ligadas ao EE, você deverá cumprir com os requerimentos tanto da provincial quanto do programa federal.
- Start-up Visa: você irá precisar de um acordo com uma organização designada, na qual dono deverá terá o menos 10% de direito de voto atrelado às suas ações. Você deverá ser parte fundamental e integral da empresa. Além disso, você deverá cumprir os requerimentos de inglês/francês e também da quantidade mínima de fundos que você deverá trazer.
- Atlantic Immigration Pilot: engloba três programas nos quais os empregadores podem te contratar. Neles, os requerimentos gerais são:
- High-Skilled: ter experiência de trabalho, por ao menos um ano, na área gerencial, professional ou técnica; ter ao menos 2o grau complete, competência no inglês/francês, fundos para se manter no Canadá.
- Intermediate-Skilled: ter experiência de trabalho, por ao menos um ano, em um trabalho que exija o 2o grau completo ou algum treinamento específico, competência no inglês/francês, fundos para se manter no Canadá.
- International Graduate: ter um diploma, grau ou outra credencial, de uma instituição pública de uma província do Atlântico; ter morado em uma província do Atlântico ao menos 16m nos 2 anos anteriores a você conquistar seu grau, diploma ou outro certificado; competência no inglês/francês, fundos para se manter no Canadá.
Entre em contato com a gente